Acessibilidade |
Alto contraste
Início » Notícias » Defesa Civil leva educação preventiva a estudantes de São Lourenço do Oeste

Defesa Civil leva educação preventiva a estudantes de São Lourenço do Oeste

A Defesa Civil de São Lourenço do Oeste, em parceria com a Coordenadoria Regional de Xanxerê e o Corpo de Bombeiros Militar, está promovendo a conscientização sobre riscos e desastres naturais entre os estudantes do município. A ação faz parte do programa “Defesa Civil na Escola”, uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina que já alcança cerca de 70 mil alunos desde seu lançamento em 2023.

Em São Lourenço do Oeste, o coordenador municipal Jandir Antunes, juntamente com o subcoordenador regional Valmor Alves Rodrigues e o cabo Edimar marques Lecca, do Corpo de Bombeiros Militar, visitaram todas as escolas que participam do programa. Durante as visitas, foram entregues kits educativos a alunos do 7º ano e aos educadores responsáveis pelo projeto.

As escolas contempladas foram: Escola Santa Inês, Escola São Roque, Escola Nossa Senhora de Lourdes (Presidente Juscelino), Escola Irmã Cecília, Escola Irmã Neusa, Escola Maria Goretti e Escola São Lourenço. Em cada instituição, os diretores e professores receberam os materiais que incluem livros para alunos e professores, cadernos, agendas e mochilas personalizadas do programa.

O conteúdo do material tem como foco a formação de uma cultura de prevenção e resiliência entre os jovens. Segundo a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil, a proposta é capacitar os alunos para compreenderem os riscos do ambiente em que vivem e desenvolverem atitudes seguras em situações de emergência.

“A educação preventiva é uma das ferramentas mais eficazes para salvar vidas. Ao levar esse conhecimento para dentro das escolas, estamos formando cidadãos mais conscientes e preparados para agir em momentos de crise”, destacou Jandir Antunes.

O programa segue em expansão em todo o estado e reforça o papel das instituições de ensino na construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Leia também