Neste domingo (18), o município de São Lourenço do Oeste (SC) será palco de um simulado geral de desastre, promovido pela Defesa Civil. A atividade começa às 8h, com a instalação do Gabinete de Crise no Centro Administrativo, contando com a presença do prefeito Agustinho Menegatti e representantes do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC).
Às 9h, será emitido um alerta de evacuação simulada para o bairro São Francisco, área escolhida para representar uma região atingida por um vendaval. Em seguida, será ativado um abrigo temporário no ginásio do próprio bairro, onde “vítimas” fictícias serão acolhidas.
O exercício tem como propósito preparar e capacitar os municípios catarinenses para atuarem de forma coordenada e eficaz em situações de desastres de grandes proporções. A iniciativa foca na resposta humanitária, na articulação das estruturas do Sistema de Proteção e Defesa Civil e na gestão de abrigos emergenciais.
O simulado faz parte do 1º Exercício Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina, uma ação estratégica para testar a capacidade de resposta do sistema estadual diante de cenários complexos. A atividade envolve a participação ativa dos municípios da Regional de Xanxerê e busca avaliar a prontidão das equipes locais para emergências; treinar a evacuação organizada de áreas de risco e a operação de abrigos temporários; promover a integração entre membros do GRAC em níveis municipal, regional e estadual; reforçar ações educativas com a população sobre medidas de autoproteção; identificar falhas e oportunidades de melhoria na logística, comunicação e tomada de decisão e ainda cumprir normas previstas nas legislações federal (Lei 12.608/2012) e estadual (Lei 15.953/2013 e Decreto 349/2023).
A experiência prática proporcionada pelo exercício tem como meta reduzir os impactos de desastres reais e testar a capacidade de resposta do município em situações de emergência com ação coordenada da Defesa Civil.
Data de publicação: 13/05/2025
Fonte: Secretaria de Comunicação