A Secretaria Municipal de Agricultura intensificou, nesta terça-feira (15), as ações da Campanha de Castração de Cães e Gatos com visitas a comunidades e bairros da cidade. A iniciativa faz parte do Programa Permanente de Educação em Saúde e Controle Reprodutivo de Animais e tem como objetivo orientar a população sobre a importância da castração e dos cuidados básicos com os pets.
Durante as visitas, equipes da secretaria passaram pelas comunidades de Nossa Senhora Aparecida, Loteamento Vida Nova, Bairro São Francisco, São Vicente e Loteamento Cardoso. Os agentes conversaram com os moradores e distribuíram panfletos informativos com detalhes sobre o processo de castração gratuita, destinado principalmente a famílias de baixa renda, protetores independentes e ONGs.
De acordo com o coordenador do programa, o médico-veterinário João Marcelo Inocente da Silva, além das orientações sobre controle reprodutivo, a equipe reforçou a importância da vacinação e dos cuidados diários com os animais de estimação.
As inscrições para o programa começaram no dia 14 de julho e seguem até 31 de julho. Os interessados devem comparecer pessoalmente à Secretaria de Agricultura anexa á prefeitura municipal, portando os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, número do NIS (comprovante do Bolsa Família ou outro benefício social) e, se for o caso, comprovante de aposentadoria.
A campanha visa reduzir a população de animais em situação de rua, evitar a transmissão de zoonoses e promover o bem-estar animal em toda a cidade.