Missão oficial buscou referências em planejamento estratégico e governança para subsidiar o desenvolvimento em longo prazo do município.
Com o objetivo de buscar modelos consolidados de planejamento urbano e socioeconômico, uma equipe de representantes de São Lourenço do Oeste cumpriu agenda oficial na cidade de Maringá (PR) para conhecer as instalações e a metodologia de trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM). A visita técnica teve como propósito central absorver conhecimentos e práticas bem-sucedidas para a implementação e o aprimoramento do projeto São Lourenço 2050.
Integraram a missão oficial o Vice-prefeito, Adirlei Santian; o Secretário de Educação, Alex Tardetti; o Secretário de Comunicação, Luis Henrique Boneti; o Vereador Sabino Zilli, representando o Poder Legislativo Municipal; e o publicitário e parceiro do projeto, Jonatas Faveri.
Durante a agenda, o grupo conheceu de perto a estrutura do CODEM, uma instituição que se tornou referência nacional pela excelência em engajar o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada na formulação de políticas públicas de longo prazo. A Apresentação do Projeto foi realizado pela Diretora Executiva do Conselho e sua Equipe, Srta. Juliana Franco Afonso.
A observação do modelo maringaense permitiu compreender como a cidade paranaense consegue manter a continuidade de ações estratégicas focadas em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, independentemente de ciclos políticos.
Para a equipe lourenciana, a imersão na dinâmica do Conselho paranaense fornece uma base técnica essencial. A integração eficiente entre a comunidade e a gestão pública observada em Maringá exemplifica o modelo de governança colaborativa que São Lourenço do Oeste projeta para o seu futuro.
Os dados e as metodologias analisados no CODEM servirão como subsídio direto para as próximas etapas do projeto São Lourenço 2050. A iniciativa, estruturada para conectar cidadãos, empresários e a administração municipal, visa planejar o crescimento da cidade de forma técnica e participativa.
Por meio do portal oficial do projeto (www.slo2050.com.br), a população é incentivada a contribuir ativamente, enviando propostas e direcionando ideias para os eixos estratégicos de desenvolvimento. O conhecimento técnico adquirido durante a visita a Maringá será fundamental para aprimorar a captação, o processamento e a futura execução dessas demandas.
A aproximação com experiências de gestão reconhecidas nacionalmente reforça o compromisso institucional de estruturar políticas sólidas. O objetivo é garantir que São Lourenço do Oeste consolide um ambiente de negócios favorável, serviços públicos eficientes e, acima de tudo, qualidade de vida e bem-estar para as próximas gerações.










